11 janeiro 2009

Um dia você aprende - William Shakespeare

…E aprende que realmente pode suportar...

que realmente é forte e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais.

Descobre que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!

Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar,

se não fosse o medo de tentar.

09 janeiro 2009

Sobre o conceito de "comunicação"...

Em CLC (Cultura, Língua e Comunicação), muito se tem debatido acerca das definições que encerram o nome desta área de competência-chave.

Sobre o conceito de "comunicação", deixo-vos este sketch do Gato Fedorento, no qual, certamente, existem vários problemas comunicacionais...

A casa do futuro - até onde pode ir a imaginação?

O primeiro edifício em movimento do mundo, do arquitecto David Fisher



O Dynamic Tower oferece infinitas possibilidades de design já que cada andar gira de maneira independente para criar um edifício que muda de forma constantemente, resultando em uma estrutura arquitetónica singular e cada vez mais distinta.

"O Dynamic Tower é ecológico e o primeiro edifício projectado para ter energia própria, com a capacidade de gerar a sua própria eletricidade, bem como para outros edifícios nas imediações. O edifício atinge esta proeza utilizando turbinas eólicas ajustadas entre cada andar giratório. Um edifício de 80 andares terá até 79 turbinas eólicas, tornando-o uma verdadeira usina de energia 'verde'", informou Dr. Fisher.

O Dynamic Tower também é o primeiro arranha-céu a ser totalmente construído a partir de peças pré-fabricadas que são personalizadas em oficinas, resultando em economias de pelo menos 20%. Esta abordagem, conhecida como o Método Fisher, também exige bem menos trabalhadores no local da construção, reduzindo drasticamente os custos com a construção.

"Cada andar do edifício pode ser concluído em apenas sete dias. A partir de agora, os edifícios serão construídos numa fábrica", disse o Dr. Fisher.

Ao combinar movimento, energia verde e construção eficiente, o Dynamic Tower mudará a arquitetura que hoje conhecemos e introduzirá uma nova era de "moradia dinâmica".

FONTE: Dynamic Architecture Group

Ver: http://www.dynamicarchitecture.net/

08 janeiro 2009

Dançando pelo mundo!!!

A história é a seguinte: um rapaz fez umas viagens com a namorada e decidiu colocar na net imagens de todos os locais por onde andou.
Um pormenor, em todas as imagens está a dançar de forma caricata. O filme teve tantas visualizações que arranjou um patrocinador para uma segunda viagem.
Ele agora vive a viajar pelo mundo com a namorada. O filme que podem ver é a sua última viagem e inclui Lisboa. Nesta viagem teve a ideia de incluir pessoas a dançar com ele.
Sabem como conseguiu isso? Recolheu os emails das pessoas que o contactaram desses países e depois avisou-os da data, local e hora onde iria estar. Nos países mais pobres onde a net não está acessível à maioria das pessoas, contactou as escolas, deu uma contribuição e convidou os miúdos a participar.

Ps: a música é linda…

06 janeiro 2009

Portefólio Reflexivo de Aprendizagens


O que é o Portefólio Reflexivo de Aprendizagens?
O Portefólio Reflexivo de Aprendizagens deve ser pensado como uma história, a história das suas aprendizagens. Nesse sentido é um documento vivo, pessoal, individual e enraizado na história de vida do seu autor. Deve por isso começar com uma apresentação do mesmo, da sua vida.
É este o desafio que vos lanço, iniciarem o vosso Portefólio Reflexivo de Aprendizagens com um olhar retrospectivo e prospectivo sobre a vossa vida, sobre quem são e o que querem ser e fazer. No fundo, apresentarem o autor do documento iniciado, vocês.
O vosso Portefólio Reflexivo de Aprendizagens é um documento que se articula com as Áreas de Competências-Chave. O trabalho desenvolvido, com os formadores, vão ajudá-lo a colocar em evidência as competências adquiridas.
É uma colecção das produções feitas por si, as quais apresentam evidências da sua aprendizagem.

De seguida apresento-vos alguns pontos que podem desenvolver no vosso PRA:

Dimensão pessoal:
Quem sou eu? (pontos fortes, pontos fracos, características, valores)
O que gosto de fazer nos meus tempos livres?
O que gosto de ler? Porquê?
Que programas televisivos gosto de ver? Porquê?
Que habilidades artísticas tenho?
Quais são os meus projectos futuros?

Percurso escolar/formativo:
Como foi o meu percurso escolar (disciplinas que gostei mais e porquê, disciplinas que gostei menos e porquê, disciplinas onde tive maiores dificuldades)?
O que significou a escola para mim?
Quais as aprendizagens mais significativas que realizei na escola?
Que formações já frequentei?
O que aprendi nessas formações?
Porquê este curso?
O que espero aprender ao longo do curso?

Percurso profissional:
O que já fiz em termos profissionais?
O que aprendi com as minhas experiências profissionais?

Dimensão Social:
Em que actividades sociais já participei/participo (Associações, voluntariado, organização de eventos, campanhas de solidariedade)?
Que questões/acontecimentos sociais me preocupam?

Como se Organiza?
A estrutura do portefólio não deve ser rígida. Será um documento “vivo”, ou seja, em permanente actualização. Decida qual a estrutura que o seu PRA irá ter.
Contudo, pode sugerir-se um ponto de partida:
Identificação
Texto introdutório
História de vida
Um conjunto dos mais diversos documentos que evidencie as competências,

Pode sempre melhorar a sua produção inicial…

Deve reflectir, sob a forma de texto, acerca das actividades empreendidas na formação, referindo as suas dificuldades, os seus sucessos e formas de colmatar essas dificuldades.
Assim sendo, deve comparar as suas produções com os objectivos da aprendizagem e com os critérios de avaliação definidos, para analisar se os entende. Em caso afirmativo, poderá seguir em frente; em caso negativo, deverá ponderar acerca do que lhe falta aprender e a forma como chegará lá, apresentando essas ideias ao formador.

Não interessa a quantidade do portefólio, mas sim a qualidade.

Há uma colecção de documentos vários (de natureza textual ou não) que revelam o desenvolvimento e progresso na aprendizagem, explicitando os esforços relevantes realizados para alcançar os objectivos acordados. Documenta experiências significativas e é fruto de uma selecção pessoal.

Há criatividade: escolha a forma como quer organizar o portefólio e procure formas diferentes de aprender, além da linguagem escrita.

Assim sendo, o seu portefólio pode ainda incluir:
- fotografias;
- trabalhos efectuados;
- recolha de textos;
- certificados;
… e muitas coisas mais…

O seu portefólio pode ser em papel ou em suporte informático e deve conter actividades empreendidas, melhoradas e autoavaliação das mesmas.

… enfim, pode colocar no portefólio tudo o que considere relevante, desde que seja ponderado e avaliado com pertinência e de forma a atingir os seus objectivos!

A nossa história de vida é o que nos dá a nossa individualidade! Pensem na vossa e transportem-na para o vosso Portefólio! Deixem-no falar por vós!

Bom Trabalho!!!

04 janeiro 2009

Sejam Bem Vindos!

As Boas Vindas aos formandos dos Cursos EFA Secundário ( grupos A, B e C) e a toda a Equipa Pedagógica.
Vamos construir juntos este espaço de aprendizagem. Como dizia Paulo Freire: "Não há saber mais, nem saber menos, há saberes diferentes."

Feliz 2009!