16 março 2009

OS MAIAS no Teatro da Trindade

























A formação dos dias 11 e 14 de Março não foi dada nas instalações do Citeforma, mas sim numa sala de espectáculos de um belo teatro lisboeta, o Teatro da Trindade.
Formandos e formadores foram ao Teatro da Trindade assistir à encenação de Os Maias, uma adaptação do romance de Eça de Queirós, pelas mãos de António Torrado e Rui Mendes.
Nos camarotes e na plateia do Trindade, em pleno século XIX, sentaram-se as personagens que vemos no palco: Carlos da Maia, pensando na sua amada Maria Eduarda, e João da Ega.
Em 1867, abriam-se as portas pela primeira vez de um dos mais belos teatros de Lisboa; abriam-se as portas, a sala de teatro, as cortinas e o palco do Trindade!
Volvidos alguns anos, poucos, em 1888, Eça de Queirós publica um dos seus mais famosos romances, Os Maias- Episódios da Vida Romântica.Ao longo das suas páginas, ao sabor das minuciosas descrições e da fina ironia queirosiana, conhecemos a história da família Maia, ao longo de várias gerações, e vivemos a vida da alta sociedade portuguesa do último quartel do século XIX.Uma das cenas do romance passa-se no Teatro da Trindade, aquando de um sarau de beneficiência. É este o início da peça de teatro de António Torrado, com encenação de Rui Mendes.Com uma linguagem dramática, em forma de crónica de costumes, assistimos a uma caricatura das figuras da alta sociedade lisboeta, uma sociedade apagada, pretensiosa, reles e até mesmo ridícula. Este é também o cenário para a história de amor de Carlos e Maria Eduarda, sempre acompanhados pela excentricidade de João da Ega.
Este espectáculo teatral, fiel ao romance original de Eça de Queirós, deixa no ar uma questão: será esta crítica social específica da época queirosiana ou estender-se-á, cento e tal anos depois, à nossa sociedade actual?
E foi na Sala do Trindade que descobrimos...



08 março 2009

Uma manhã diferente...





Uma manhã diferente - a de 7 de Março - para os formandos do Grupo D, acompanhados pelas formadoras Marta (STC) e Sandra (CLC). O sol morno e o azul do rio Tejo convidavam a um passeio à beira Tejo, mas o "passeio" foi feito dentro da antiga Central Eléctrica de Lisboa, hoje convertida em Museu da Electricidade. Aqui ficam as fotos que revelam um pouco da nossa visita, desde a explicação inicial efectuada pelo nosso guia, seguida de um conjunto de experiências, até ao percurso pelas diferentes salas da Central, correspondendo às diversas fases da produção da electricidade...