21 abril 2010

Dia da Terra


No dia 22 de Abril celebra-se o 40º aniversário do Dia da Terra (ou Dia do Planeta). Há 40 anosnos Estados Unidos o então Senador do Wisconsin Gaylord Nelson, mais tarde agraciado com a Medalha da Liberdade (a maior condecoração atribuída a civis nos EUA) por esta iniciativa, propôs o primeiro protesto nacional pelo ambiente «para abanar o establishment político e forçar o tema do ambiente na agenda nacional». E a 22 de Abril de 1970, 20 milhões de americanos manifestaram-se de costa a costa em favor de um ambiente sadio e sustentável. Milhares de escolas e universidades mobilizaram-se para esta manifestação.


O Dia da Terra viria a adquirir uma dimensão global quando, em 22 de Abril de 1990, 200 milhões de pessoas de 141 países aderiram à sua primeira celebração mundial e ajudaram a abrir caminho para a Convenção sobre a Biodiversidade, no Rio de Janeiro em 1992.


Este ano do 40º aniversário do Dia da Terra é também o Ano Internacional da Biodiversidade (cujo dia específico se celebra a 22 de Maio) (www.cbd.int/2010) e o Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social (http://www.2010againstpoverty.eu/), por decisão, respectivamente, da ONU e da UE.

Fonte: Instituto Politécnico de Santarém