13 dezembro 2009

Reflexão sobre a Visita de Estudo à RTP

Helena Filipe - grupo A-09

No dia 5 de Dezembro de 2009, em sequência da matéria que estamos a dar em CLC_5, sobre a evolução das telecomunicações, fomos fazer uma visita de estudo aos estúdios da Rádio Televisão Portuguesa.
Fomos recebidos pela Relações Publicas Helena Silva, que nos levou a visitar os estúdios, mas antes, passamos pelo Museu da RTP que fica também nas instalações desta estação televisiva. Vimos a evolução da televisão em Portugal, assim como dos meios de comunicação utilizados na época, desde que iniciou até aos mais actuais. Fizemos ainda um vídeo muito engraçado para recordação desta nossa visita de estudo a esta estação e ficamos a conhecer um pouco da história da RTP.

Em seguida fomos ver como funciona uma estação de televisão desde a programação, controlo dos canais a nível nacional e internacional, vimos como funciona uma ligação a nível da Eurovisão, como se controla a programação que nós vimos na televisão em nossas casas. Estivemos dentro do estúdio onde é apresentado o Telejornal que neste momento eu estou a ver confortavelmente na minha casa, vi como funciona o teleponto que os “pivôs” utilizam para apresentar as notícias e fiquei a saber que usam um pedal para avançar os textos.

Fomos cumprimentar duas figuras públicas bem conhecidas da nossa televisão, a Alberta Marques Fernandes, a quem pedi para tirar uma foto, muito simpática e natural, prontificou-se logo a deixar e até fez pose muito divertida, e José Rodrigues dos Santos a quem tirei uma fotografia com as minhas colegas Jurema e Teresa. Vimos a Alberta a iniciar a apresentação do seu programa de informação e achei que ela faz tudo com uma naturalidade que parece fácil.

Passamos também pelos camarins de caracterização e maquilhagem e por fim terminamos esta visita de estudo. Despedimo-nos da Relações Publicas Helena Silva que foi muito simpática e atenciosa e deixamos as instalações da RTP.

Gostei muito desta visita de estudo e acho que seria uma das minhas vertentes futuras. Quem sabe o que o futuro nos reserva!

Sem comentários: