06 janeiro 2009

Portefólio Reflexivo de Aprendizagens


O que é o Portefólio Reflexivo de Aprendizagens?
O Portefólio Reflexivo de Aprendizagens deve ser pensado como uma história, a história das suas aprendizagens. Nesse sentido é um documento vivo, pessoal, individual e enraizado na história de vida do seu autor. Deve por isso começar com uma apresentação do mesmo, da sua vida.
É este o desafio que vos lanço, iniciarem o vosso Portefólio Reflexivo de Aprendizagens com um olhar retrospectivo e prospectivo sobre a vossa vida, sobre quem são e o que querem ser e fazer. No fundo, apresentarem o autor do documento iniciado, vocês.
O vosso Portefólio Reflexivo de Aprendizagens é um documento que se articula com as Áreas de Competências-Chave. O trabalho desenvolvido, com os formadores, vão ajudá-lo a colocar em evidência as competências adquiridas.
É uma colecção das produções feitas por si, as quais apresentam evidências da sua aprendizagem.

De seguida apresento-vos alguns pontos que podem desenvolver no vosso PRA:

Dimensão pessoal:
Quem sou eu? (pontos fortes, pontos fracos, características, valores)
O que gosto de fazer nos meus tempos livres?
O que gosto de ler? Porquê?
Que programas televisivos gosto de ver? Porquê?
Que habilidades artísticas tenho?
Quais são os meus projectos futuros?

Percurso escolar/formativo:
Como foi o meu percurso escolar (disciplinas que gostei mais e porquê, disciplinas que gostei menos e porquê, disciplinas onde tive maiores dificuldades)?
O que significou a escola para mim?
Quais as aprendizagens mais significativas que realizei na escola?
Que formações já frequentei?
O que aprendi nessas formações?
Porquê este curso?
O que espero aprender ao longo do curso?

Percurso profissional:
O que já fiz em termos profissionais?
O que aprendi com as minhas experiências profissionais?

Dimensão Social:
Em que actividades sociais já participei/participo (Associações, voluntariado, organização de eventos, campanhas de solidariedade)?
Que questões/acontecimentos sociais me preocupam?

Como se Organiza?
A estrutura do portefólio não deve ser rígida. Será um documento “vivo”, ou seja, em permanente actualização. Decida qual a estrutura que o seu PRA irá ter.
Contudo, pode sugerir-se um ponto de partida:
Identificação
Texto introdutório
História de vida
Um conjunto dos mais diversos documentos que evidencie as competências,

Pode sempre melhorar a sua produção inicial…

Deve reflectir, sob a forma de texto, acerca das actividades empreendidas na formação, referindo as suas dificuldades, os seus sucessos e formas de colmatar essas dificuldades.
Assim sendo, deve comparar as suas produções com os objectivos da aprendizagem e com os critérios de avaliação definidos, para analisar se os entende. Em caso afirmativo, poderá seguir em frente; em caso negativo, deverá ponderar acerca do que lhe falta aprender e a forma como chegará lá, apresentando essas ideias ao formador.

Não interessa a quantidade do portefólio, mas sim a qualidade.

Há uma colecção de documentos vários (de natureza textual ou não) que revelam o desenvolvimento e progresso na aprendizagem, explicitando os esforços relevantes realizados para alcançar os objectivos acordados. Documenta experiências significativas e é fruto de uma selecção pessoal.

Há criatividade: escolha a forma como quer organizar o portefólio e procure formas diferentes de aprender, além da linguagem escrita.

Assim sendo, o seu portefólio pode ainda incluir:
- fotografias;
- trabalhos efectuados;
- recolha de textos;
- certificados;
… e muitas coisas mais…

O seu portefólio pode ser em papel ou em suporte informático e deve conter actividades empreendidas, melhoradas e autoavaliação das mesmas.

… enfim, pode colocar no portefólio tudo o que considere relevante, desde que seja ponderado e avaliado com pertinência e de forma a atingir os seus objectivos!

A nossa história de vida é o que nos dá a nossa individualidade! Pensem na vossa e transportem-na para o vosso Portefólio! Deixem-no falar por vós!

Bom Trabalho!!!

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