27 novembro 2009

Reflexão sobre o cancro de mama


Reflexão elaborada por Helena Filipe - Grupo A-09

Num dia perfeitamente normal, quando descia as escadas do metro, e vejo um desses jornais gratuitos mais concretamente “O Metro”, resolvo leva-lo para dar uma vista de olhos na nossa actualidade e deparo-me com um tema de que muito se fala, mas que pouco se conhece, o cancro da mama, de onde retiro o texto que passo a transcrever:


«…Mais de um milhão de novos casos de cancro da mama são registados anualmente em todo o mundo. Em Portugal este tipo de carcinoma maligno mata todos os anos 1.800 mulheres e são diagnosticados cinco mil novos casos anuais no país, segundo a Liga Portuguesa Contra o Cancro…» (Texto retirado de um jornal diário “O Metro”).


De certo é um tema para pensar e realmente me preocupar, pois como mulher que sou corro o mesmo risco de todas as mulheres a quem foi diagnosticada a doença.
Tenho o conhecimento de um caso de uma pessoa amiga que está neste momento a “lutar contra esta doença”. Devo dizer que é uma mulher de muita coragem e com uma força de viver tão forte que me deixa realmente surpreendida.
Temos falado sobre a doença e dos tratamentos, que segundo a minha amiga não lhe têm custado, mas com algumas das pessoas que vê nos tratamentos, têm um efeito secundário muito doloroso. Infelizmente teve de ser sujeita a uma mastectomia.
Durante o tratamento de Quimioterapia, perdeu o cabelo tendo utilizado uma peruca no inicio da perda do seu cabelo, mas no final dos tratamentos andava apenas com um lenço que até lhe dava um ar jovial. Actualmente já terminou as sessões de quimioterapia e radioterapia e já tem o seu cabelo natural a crescer.
Estou muito feliz por ter ultrapassado a fase mais difícil do tratamento. Acho importante salientar também que por vezes é uma luta desigual e em alguns casos a doença vence.
O apoio psicológico nestes casos é fundamental porque uma mulher que sofre uma intervenção cirúrgica deste tipo fica psicologicamente afectada, pois o seu corpo perde a estética e a mulher em alguns casos sente-se diferente e diminuída, até conseguir aceitar-se e que esta era a única hipótese para poder vencer a doença.
Mostro-vos de seguida algumas personalidades nacionais e internacionais que travaram a mesma luta que a minha amiga:

Patrícia Pillar, que teve uma estranha forma de cancro da mama, que actualmente está tratada e fora de perigo. Apareceu várias vezes de cabeça rapada para sensibilizar as mulheres sobre a doença.
Não pensem que apenas acontece aos outros, temos de ser realistas e pensar que também nos poderá acontecer a nós, a uma irmã, uma filha, mãe ou amiga.
Sou mulher e por isso preocupo-me com este problema tendo o cuidado de fazer o auto-exame em casa. Temos de fazer o rastreio o mais cedo possível.
Quem tenha casos na família ou a partir dos 40 anos, deverá ser clinicamente acompanhada pois só com um diagnóstico precoce se pode tratar atempadamente e vencer a doença antes que esta nos vença.
A medicina tem avançado muito neste sentido para que a mulher tenha uma oportunidade de poder vencer esta doença. A luta contra o cancro é uma batalha dura de travar, seja qual for o tipo de cancro nem sempre se sai vencedor mas por vezes há a possibilidade de o conseguir vencer, quando assim é devemos ter em conta que nos foi dada uma nova oportunidade para viver e poder fazer a diferença.

Reflexão CLC_7

Reflexão elaborada por Anabela C. Botinas - grupo C-08


Falar sobre o ser humano é falar sobre cultura. Tanto quanto se sabe, é o único ser produtor de cultura, ou parafraseando um pensador, o homem é um produto produtor de cultura, entendendo-se como cultura toda a acção transformadora, toda a intervenção intencional do homem no espaço natural.
Todo o modo de estar do homem na natureza é adaptado, transformado, recriado, artificial – o homem procura as melhores condições de adaptação ao meio para o seu equilíbrio.
Por outro lado, há um outro facto incontornável: o ser humano é um ser gregário, vive em grupo e foi essa necessidade, que se transformou numa característica genética, que o levou a criar formas de comunicação (de pôr em comum com vista a gerir as relações de proximidade e hostilidade) com os seus pares, com os seus semelhantes. Esta necessidade levou-o a criar formas simbólicas de se relacionar, aquilo a que se chama linguagem – os gestos, a expressão corporal, os símbolos, as vocalizações, fonemas e palavras que constituem as actuais línguas.
A linguagem é um leque de vastas formas de expressividade humana e que representam a cultura humana.
A cultura e a linguagem são indissociáveis: cada cultura tem a sua língua, os seus hábitos, as suas regras e as suas características específicas. É a cultura que torna as comunidades, os homens diferentes entre si.
Em sentido estrito e equívoco, a cultura acaba por ser um conjunto de artes que expressam os pensamentos e as emoções : a literatura, o teatro (de que é exemplo a ida ao teatro da Trindade - uma obra de arquitectura onde se representou um dos grandes clássicos de literatura portuguesa, “Os Maias” de Eça de Queirós – arquitectura, cinema, a dança, entre outras (ditas sete artes, que já são mais).
Neste módulo tive a oportunidade de recordar conteúdos que já havia estudado enquanto frequentei o ensino secundário.
Foi uma experiência positiva, e alargou (para além da recordação) os conhecimentos, pelo que manifesto o meu agrado.

Reflexão CLC_6

Reflexão elaborada por Conceição Lima - grupo C-08

No final desta unidade de formação sobre o meu ponto de vista fiquei a saber qual a importância desta aprendizagem, para a minha vida futura. É óbvio que estas aprendizagens têm vindo cada vez mais a ter um maior enriquecimento e importância para o meu futuro.
Com esta aprendizagem sou capaz de saber o que é preciso para fazer uma construção melhor. O local a ser escolhido, para se construir uma casa, os meios legais a seguir, como o arquitecto, engenheiro e construtor quais são os melhores materiais a aplicar e também de boa qualidade, mais económicos, não esquecendo os painéis solares que são muito importantes.
Também depois de ver o filme “PORTUGAL RETRATO SOCIAL”fiquei a saber como era a vida dos portugueses naquela época, tinham uma vida muito difícil, viviam mais do trabalho de agricultura, mas aos poucos foram melhorando e assim os portugueses começaram a ter uma melhor qualidade de vida.
Nesta unidade depois de ver o filme “GENTE COMO NÓS” fiquei a perceber melhor como era a emigração, qual a diferença da Migração, Imigração e Emigração.
Qual as razões que levavam as pessoas à emigração, os meios de transportes, muitos deles eram feitos em condições muito desumanas, mas foi dessa maneira que houve parte da mudança de vida e enriquecimento do País, porque com a emigração, o aparecimento das industrias e a tecnologia deixou de existir tanta pobreza no nosso País, hoje em dia, somos nós um País de acolhimento
Dei a matéria onde se falava da Mudança social, falamos como era antes e depois do 25 de Abril, essa mudança teve uma grande vantagem para a Mulher e na nossa sociedade. E também na educação dos filhos.
Neste mesmo módulo falamos sobre a vantagem de viver no campo ou na Cidade, fizemos também a comparação de Cesário Verde como no seu ponto de vista era a diferença de viver na cidade e no campo na altura em que ele adoeceu.
No final destas unidades vesti a pele de um jornalista e fiz uma crónica sobre a emigração, de cento e cinquenta palavras a duzentas.

A casa com que sonho...


Reflexão efectuada por Elsa Henriques - Grupo C-08

Hoje, dia 16 de Setembro de 2009, terminei o módulo de CLC6 e senti um desafio enorme ao perceber que a minha reflexão não ia ser fácil … ia exigir ainda mais de mim.
Este módulo possibilitou-me trabalhar algo de que gosto e preciso, quase tanto como de respirar, que foi sonhar … Deixo, então, um pouco do que foram estas 50 horas.
Ao pensar na casa dos meus sonhos, a primeira coisa que me ocorreu foi emigrar. Exagero? Talvez não. Para onde? Seria sempre para um ponto do mundo onde a língua fosse o inglês: primeiro, porque gosto e percebo e, em segundo lugar, porque sei da sua extrema importância para uma adaptação mais rápida e fácil a novos desafios. A cidade escolhida foi Los Angeles, por esta ser, por si só, a cidade das oportunidades, dos sonhos e dos sonhadores. Embora a minha escolha tenha sido o meio urbano, tive o cuidado de seleccionar uma zona que me permitisse sentir estar no campo e, assim, descobri Lake Hollywood, onde o verde da vegetação se mistura harmoniosamente com o azul do céu e dum lago. Estaria sempre num lugar que me permitisse acordar com o som dos pássaros e respirar ar efectivamente puro, ao invés de ouvir aquele som do trânsito ou respirar aquele ar poluído, tão familiar a qualquer citadino, características de uma atmosfera poluída pela concentração de pessoas, carros e pelos diversos serviços. Escolhido o local, fiz a planta ( algo impensável até então, pois não sou arquitecta nem nada que se pareça, mas não é que me saí lindamente?! ) O próximo passo foi a selecção dos materiais e das tecnologias a usar e escolhi tudo do mais moderno e amigo do ambiente, como podem observar, pois este é o trabalho que selecciono para representar a minha caminhada nestas horas de formação. A minha casa quase que fala… Sou adepta da mudança e das novas tecnologias e, se estas derem uma ajuda ao ambiente, perfeito!Aprendi que só com empenho se chega à meta e consegui fazer uma apresentação em Powerpoint sem leitura ou cábula; fantástico para iniciante, concordam?

26 novembro 2009

Reflexão da visita ao parque florestal do Monsanto




Reflexão elaborada por Teresa Costa


Entrar no Parque Florestal do Monsanto foi uma novidade para mim e, quanto mais nos entranhávamos (grupo) no meio da floresta mais percebemos e nos interrogamos como é possível termos um bem natural e tão essencial à nossa vida sem repararmos que está tão perto de nós.
Aprendi que é um parque florestal totalmente arborizado pelo Homem e, que é o pulmão da nossa cidade (Lisboa) com cerca de 1000ha onde estão plantadas várias árvores como o cipreste, sobreiro, azinheira, acácia, eucalipto, pinheiro e carvalhos. Este parque faz com que receba o dióxido de carbono (co2) que nós (Homem) produzimos para nos devolver em oxigénio (o2) que é o nosso ar que respiramos.
Foi uma experiência muito enriquecedora plantar uma semente sabendo que daqui a um ano essa mesma semente será uma árvore que nos fornecerá oxigénio. Também foi bonito plantar uma árvore que outra pessoa deixou como semente para que não se quebre o ciclo e para que a nossa floresta continue a crescer, sendo eu agora uma delas.
Estou feliz porque sei que contribui com um pouquinho para melhorar o nosso ambiente.
Se todos fizessem o mesmo…

16 novembro 2009

Reflexão crítica STC_6


Reflexão elaborada por Mónica Botelho - grupo C-08
Neste módulo falamos nas diversas energias renováveis e na riqueza dos recursos que temos em Portugal. Chegamos também a conclusão que Portugal ainda não dispõe de condições suficientes para as aproveitar, pois antes de tirar proveito delas tem de haver um investimento a nível de maquinaria e mão-de-obra.
A agricultura biológica também é outra realidade que parece ainda bastante distante, pois a morosidade na produção reduz a mesma tornando os produtos mais caros e com uma produção mais reduzida. É uma aposta mais ecológica e saudável, contudo ainda se tem de arranjar soluções para a baixa capacidade de produção.
O meu trabalho do arquitecto centrou-se em Gustave Eiffel, talvez o mais conhecido em todo o mundo, por onde tem obras espalhadas, desde Portugal aos EUA e França, onde se encontra duas das suas obras mais conhecidas, a estátua da Liberdade e a Torre Eiffel respectivamente. Este foi um dos trabalhos deste módulo que escolhi para o portefólio.
O visionamento do filme “Uma Verdade Inconveniente” foi talvez o tema abordado por este módulo que mais me tocou e espantou-me como ainda há pessoas que não tem a menor sensibilidade para este tema do aquecimento global. Dai ter feito uma reflexão sobre este tema e o ter juntado ao portefólio também.

De um modo geral gostei bastante dos temas abordados neste módulo, são temas actuais e temas preocupantes, são temas que dizem respeito a todos e a cada um de nós, sinto que aprendi e cresci com este módulo.

Reflexão Liberdade e Responsabilidades Democráticas

Reflexão elaborada por Jorge Ferreira - Grupo A-09

Neste módulo, aprofundei os meus conhecimentos sobre a organização do estado democrático Português, as regiões autónomas e especificidades do seu regime político-administrativo, o poder local e os contributos do cidadão na promoção, construção e defesa dos princípios democráticos.

Fiquei a conhecer a organização do estado Português, assim como a ditadura de 1926 a 1974, a constituição de 1933 que estabelece o estado novo, a revolução democrática de 25 de Abril de 1974 e a nova constituição de 1976.

Reflectimos sobre as guerras coloniais e o desgaste que provocaram no regime de então.

Analisamos os direitos e deveres dos cidadãos, e sua relação com o estado.

Aprofundamos alguns artigos da constituição, assim como os órgãos de soberania no estado Português.

Debatemos também os direitos dos trabalhadores, código do trabalho e organismos protectores dos direitos laborais.

Abordamos a integração de Portugal nas instituições internacionais, como a NATO, ONU, EFTA e CEE, actualmente, a união europeia.

Nesta temática, falamos na globalização, tratado de Maastricht, novos tratados, direitos dos cidadãos europeus e direitos fundamentais do Homem.


Foi solicitado um trabalho sobre um país da união europeia, o país que escolhi foi a Estónia, assim através de um trabalho de pesquisa, fiquei a conhecer o país em todas as suas vertentes, desde a sua identificação, população, geografia, estado, moeda, símbolos, educação, economia, história e cultura que apresentei em Word e com apresentação em power point.

Este módulo foi de grande importância para mim, porque aprofundei os meus saberes em direito laboral e tomei conhecimento, de instituições que poderão ser úteis no futuro.

Reflexão sobre o Filme a Era da estupidez


Reflexão elaborada por Teresa Costa - Grupo A-09


“A era da estupidez”, realmente é um bom nome para o documentário que vi sobre o nosso planeta.
Vendo este documentário percebi um pouco como vivemos neste mundo onde tudo é uma contradição.
Como se pode por exemplo dizer que estamos atentos ao aquecimento global, que fazemos um pouco para ajudar o planeta e depois se faz um protesto (ex. Reino Unido) para que não sejam instaladas torres de energia eólica? Como podemos explorar petróleo (ex. Shell) e deixar aldeias inteiras (ex. Namíbia) sem luz, água, gás, morrerem à fome, sem assistência médica morrendo principalmente crianças de cólera, preferindo queimar o petróleo do que ajudar essas aldeias? Como podemos não construir cidades e ajudar as pessoas do furacão Katrina se pegamos nos meios monetários e vamos construir plataformas de petróleo? Como podemos não ajudar o planeta sabendo que é um legado que deixamos aos nossos descendentes para que possam viver num mundo melhor? Realmente vivemos na ERA DA ESTUPIDEZ.
Vamos salvar o planeta antes do inevitável desastre.

“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.” Chico Xavier